terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Canteiro de Obras - Parte III

Locação da Obra

Estas foram apenas as primeiras etapas, ainda há bastante para se percorrer até que se possa de subir a edificação propriamente dita. Veremos agora como é executada a Locação da Obra.

Ela terá início a partir da planta de fundação, contém a exata marcação do prédio, e será feita de acordo com a planimetria e altimétria contida no projeto. Os quadros com piquetes e as tábuas niveladas deverão ser fixados de modo a garantir resisência e tensão aos fios, sem permitir oscilações e mudanças de posição.

A locação de estacas deve estar contida em planta elaborada por engenheiro calculista, com as dimensões aproximadas em milímetros. No local, uma tabela de tábuas de pinho e ponteletes, de dimensões pré-estabelecidas, será instalada de maneira nivelada. Caso o terreno possua desníveis, a tabela seguirá seu caimento, na forma de degraus horizontais nivelados. Depois deveráser feita a pregagem para, em seguida, as linhas serem esticadas duas a duas escrevendo os números das estacas correspondentes. Caso o cruzamento das linhas esteja muito acima da superfície do solo, este será levado através de um prumo até embaixo. Posteriormente crava-se um piquete nele, que deverá ser aprofundado abaixo do nível do terreno e coberto de água de cal, para facilitar sua identificação.

A locação das paredes deverá ser acompanhada por um técnico, engenheiro ou agrimensor. Será executada a marcação das posições das paredes pelo eixo e, logo após, a medição dos tijolos a serem utilizados na obra, para que seja possível a marcação das faces destes (também a partir dos eixos), o que determinará a espessura das paredes. A fixação dos alinhamentos no terreno poderá ser através do Processo dos Cavaletes ou do Processo da Tábua Corrida (Tabela). O primeiro consiste no alinhamento através da fixação de pregos cravados em cavaletes, que possuem duas estacas enfiadas no solo e uma travessa pregada em cima destas. Este procedimento é precário visto que os cavaletes podem facilmente ser deslocados acidentalmente, o que (caso não seja remediado a tempo) causará o desalinhamento da parede.

O segundo processo, Tabela, implica na cravação de pontaletes de pinho a 1.50m de distância entre si e das futuras paredes. Em volta destes pontaletes, serão fixadas tábuas de pinho que formarão uma cinta.

"Seja qual for o método de locação empregado, é de extrema importância que ao final de cada etapa de locação sejam devidamente conferidos os eixos demarcados, procurando evitar erros nesta fase. A conferência pode ser feita com o auxílio dos equipamentos de topografia ou mesmo de maneira simples, através da verificação do esquadro das linhas que originaram cada ponto da locação. Para isto, pode-se utilizar o princípio do triângulo retângulo (3, 4, 5)."¹


Referências:
AZEREDO, Hélio. O Edifício Até Sua Cobertura. 2ª Edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher.

¹Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil.

  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

0 comentários:

Postar um comentário